Candidato Rui Alexandre

Nós, Cidadãos!

Rui Alexandre

Apresente o concelho em 10 palavras.

Património cultural, arquitetónico, artístico e gastronómico Serra e mar Lazer Desporto Beleza

Se for eleito(a) quais as principais prioridades?

Coesão Territorial, fazendo chegar desta forma, os serviços ás pessoas e vice-versa. Desenvolvimento Urbano para diferentes contextos, cuja intervenção deverá focar-se nas Áreas de Reabilitação Urbana com vista á qualificação do sistema urbano, mediante diferentes planos: o Plano de Mobilidade Sustentável, o Plano de Ação de Regeneração Urbana e o Plano de Ação Integrada para as Comunidades Desfavorecidas .Com a requalificação, pretende-se apoiar as zonas de habitação multifamiliar que se encontram em mau estado, ajustando-as aos novos imperativos de ordenamento do território e de qualificação ambiental.

Para quem é que não quer mesmo perder?

Para qualquer um dos meus opositores

Que soluções propõe para mitigar a erosão costeira nas praias do concelho?

O litoral do concelho de Alcobaça, tem sido alvo de uma pressão urbanística crescente, o que, aliado à intensa erosão costeira e às características geológicas do litoral, condicionará o desenvolvimento sustentável dessa região. A solução passará por promover a valorização integrada dos recursos do litoral e gerir a pressão urbano-turística, visando assegurar a exploração sustentável dos recursos naturais, a qualificação da paisagem e uma adequada prevenção dos riscos, através de “regimes de salvaguarda” voltados para a contenção da ocupação da orla costeira.

O que não suporta no seu município?

A falta de estratégia Interesses Instalados

Descreva um dia perfeito sem sair das fronteiras concelhias...

Pernoitar em Aljubarrota ( Vila Histórica) e acordar com um pequeno almoço com uma vista fantástica para a Serra dos Candeeiros, depois de um breve passeio pela Vila, seguirei para Cós, visitar o Convento onde a decoração dos tetos da Igreja e da Sacristia constitui um caso único entre as Abadias cistercienses de Portugal e Espanha. A Igreja dividida a meio por uma grade de clausura em talha dourada. O altar-mor de talha dourada dos fins do séc. XVII, possuindo na tribuna uma escultura da Sagrada Família. As paredes com azulejos azuis e brancos – Juncal – do último quartel do séc. XVII.O Coro, as suas paredes apresentam-se totalmente forradas de azulejos do séc. XVIII, rodeando um cadeiral. Na parede do fundo do Coro, encontra-se uma porta de estilo manuelino, composta por duas esferas armilares, armas régias e Cruz de Cristo. A sacristia, forrada de azulejos azul e branco, com cenas da vida de Bernardo de Claraval. Irei também à sede do projeto Coz’ART (ART significa “Artesanato Ruralidade Turismo”). Trata-se do local onde se revitalizou a ancestral arte de trabalhar o junco, apostando na produção artesanal das tradicionais Cestas de Coz com recurso a inovação e novas interpretações do design tradicional. Depois desta enriquecedora manhã , seguirei para Alcobaça , onde irei almoçar um fantástico Frango na Púcara, finalizado com um café acompanhado de um tradicional doce conventual. Agora é chegada a altura de visitar o Nosso Mosteiro de Sta. Maria de Alcobaça, Património Mundial da UNESCO, onde estão os Túmulos de Pedro e Inês de Castro, depois de uma exaustiva visita á nave central e a todas as salas que dele de fazem parte, irei com certeza fazer uma visita á cidade de Alcobaça e efetuar algumas compras. Por fim seguirei para S. Martinho do Porto , onde irei jantar um ótimo peixe fresco da região, num restaurante com uma vista privilegiada para a Baía. Confesso que um dia é pouco para percorrer o nosso Concelho , esta foi a minha sugestão para um dia, mas no Norte do concelho existem Praias fantásticas, nomeadamente as Paredes, onde também seria uma boa opção para um fantástico jantar de peixe da zona, com um por do sol fantástico sobre o oceano.

Conte-nos algo sobre si que poucas pessoas saibam...

Devido ao meu percurso como membro de várias coletividades culturais e de desporto do Concelho, e á minha atividade na politica ativa, será difícil haver qualquer coisa que as pessoas não saibam a meu respeito. Mas arrisco dizer que sou uma pessoa de causas e sempre com o foco de proporcionar o bem estar do próximo. Para além de ser um amante de desporto e de fazer parte da Direcção da AFL,sou também, um pai muito orgulhoso de uma menina de 11 anos.