Candidato Fábio Seguro Joaquim

CDS-PP

Fábio Seguro Joaquim

Apresente o concelho em 10 palavras.

Um barco atracado num porto aguardando pela sua essência, navegar.

Se for eleito(a) quais as principais prioridades?

Redução das assimetrias entre as 18 freguesias do concelho. Um município deve ser gerido para todos e nenhuma freguesia pode ficar esquecida. O nosso município apresenta uma das maiores cargas fiscais municipais em termos nacionais, algo que não é compreensível tendo em conta os recursos financeiros disponíveis, assim, será feito um esforço de redução de impostos, nomeadamente a taxa de participação municipal no IRS dos munícipes. É urgente Leiria exigir diversas obras estruturantes do Governo central (Eletrificação da linha férrea do Oeste, Abertura da BA n.º 5 à aviação civil, passagem do IPL a Universidade, construção da ETES) vendo assim reconhecida a importância económica do nosso município no PIB nacional.

Para quem é que não quer mesmo perder?

É sempre um privilegio estar à disposição dos leirienses. Quando existe despreendimento, não existe derrota possível.

Aeroporto em Monte Real, Linha do Oeste, poluição das suiniculturas: o que falta para fazer o que ainda não foi feito?

É necessário que o município não seja gerido como uma Junta de Freguesia que apenas realiza pequenas obras cosméticas em ano de eleições. O concelho necessita de elevar a fasquia, é necessário exigir obras estruturantes (Aeroporto em Monte Real, Linha Férrea do Oeste, passagem do IPL a universidade e construção da ETES) do Governo central pois a relevância de Leiria para o PIB assim o exige.

O que não suporta no seu município?

Ser conhecido em termos nacionais como um concelho economicamente relevante, com diversas potencialidades, mas que não se consegue afirmar em termos nacionais e internacionais.

Descreva um dia perfeito sem sair das fronteiras concelhias...

O meu dia começaria com uma corrida matinal na marginal da praia do Pedrogão pois a mesma já estaria devidamente equipada para o efeito. De seguida iria ler um bom livro na nova biblioteca da Universidade de Leiria. Posteriormente iria almoçar leitão à Boavista caso fosse possível, pois existiriam muitos turistas com a mesma ideia. De seguida iria conviver com os amigos junto à nascente do Rio Lis na nova zona de lazer construída para o efeito. Por ultimo, e mesmo antes de embarcar num voo que partiria de Monte Real, daria um passeio no novo bairro das Artes e Cultura localizado no centro histórico.

Conte-nos algo sobre si que poucas pessoas saibam...

Digo a todos os amigos e pessoas novas que conheço que Leiria é a capital do centro.