Candidato Luís Miguel Silva

BE

Luís Miguel Silva

Apresente o concelho em 10 palavras.

Enorme potencial, muito por fazer!! É urgente uma visão estratégica.

Se for eleito(a) quais as principais prioridades?

É uma prioridade combater os atentados ambientais a que temos assistido. Queremos a despoluição da rede hidrográfica do lis. Comprometemo-nos a incluir os custos ambientais na avaliação de todas as intervenções no território. O caminho inclusivo, social e territorialmente, é a aposta num sistema público de transportes intermunicipais sustentável, com duas componentes: uma urbana/suburbana e outra de ligação entre municípios e freguesias. Defendemos um aumento da oferta pública de habitação através da aquisição e recuperação por parte do Município de imóveis devolutos, como forma de combater a gentrificação e a especulação no mercado de arrendamento. Defendemos um aumento da verba atribuída à cultura, exclusivamente destinada ao apoio às atividades criativas.

Para quem é que não quer mesmo perder?

Para a abstenção. As eleições dão voz aos cidadãos. Se não votam, não escolhem e se abdicam de o fazer é uma derrota para todos. Façam a escolha certa, votem Bloco.

Aeroporto em Monte Real, Linha do Oeste, poluição das suiniculturas: o que falta para fazer o que ainda não foi feito?

Há anos que defendemos um investimento sério na Linha do Oeste. Já apresentámos várias moções, levámos o assunto ao parlamento, já nos deram razão mas o investimento tarda em chegar. Não entendemos como prioritária a pressão para que o aeroporto de Monte Real seja aberto à aviação civil. A situação que temos vivido mostrou que o transporte aéreo deve ser repensado e limitado, coordenandoo-o com ofertas de menor impacto ambiental como o transporte ferroviário. Queremos a construção da ETES, a despoluição da rede hidrográfica do lis e solucionar de uma vez por todas o problema das descargas ilegais das suiniculturas, um problema que se arrasta há mais de 50 anos. É preciso vontade por parte dos autarcas locais e do governo central. Assim não podemos continuar.

O que não suporta no seu município?

As descargas ilegais, o excesso de carros no centro da cidade e a normalização da precariedade laboral.

Descreva um dia perfeito sem sair das fronteiras concelhias...

O dia perfeito seria poder tomar o café da manhã numa esplanada junto às nascentes do lis. Dar um passeio de bicicleta nas margens do lis despoluído seguido de um mergulho junto ao parque do avião. Descer o rio de barco até ao Jardim da Almuínha Grande, caminhar um pouco e surfar numa onda estática mais abaixo. Fazer um piquenique com os amigos e assistir a um concerto ao final do dia acompanhados de uns bons petiscos.

Conte-nos algo sobre si que poucas pessoas saibam...

Fiz voluntariado em Kibera, favela em Nairobi, capital do Quénia, onde trabalhei de perto com crianças desfavorecidas. Fui também voluntário em Atenas onde acompanhei de perto famílias refugiadas.