Candidato Marcos Ramos

Iniciativa Liberal

Marcos Ramos

Apresente o concelho em 10 palavras.

Empreendedor, Diverso, Dinâmico, Resiliente, Solidário, Educação, Cultura, Desporto, Brisas, Suiniculturas.

Se for eleito(a) quais as principais prioridades?

Mais transparência e proximidade e menos burocracia, para uma Câmara ao serviço dos leirienses. Menos impostos, mais dinheiro no bolso dos leirienses. Promoção da inovação e sustentabilidade (económica, ambiental e social). Estes pontos permitem obter mais município para todos.

Para quem é que não quer mesmo perder?

Para a abstenção perdemos todos! Queremos os leirienses ativos e envolvidos na democracia local para juntos construirmos um município com futuro.

Aeroporto em Monte Real, Linha do Oeste, poluição das suiniculturas: o que falta para fazer o que ainda não foi feito?

A ferrovia tem que ser uma prioridade para a mobilidade do concelho e da região. Faltou sucessivamente nos últimos executivos vontade política para pressionar o Governo, defendendo a importância da Linha do Oeste e de comboios rápidos de acesso aos grandes centros urbanos. Suiniculturas: falta fiscalização eficiente, com resultados práticos. Falta cooperação entre os vários agentes: Câmara, Governo, Associações, produtores, agricultores e Municípios vizinhos para construir uma plataforma de entendimento, de desenvolvimento e de inovação que promova soluções definitivas para o problema.

O que não suporta no seu município?

Falta de estratégia e coragem política para assumir Leiria como município líder e mobilizar de toda a região. Leiria tem um papel a desempenhar e não deve ter medo de o assumir, alavancando todos os municípios em redes de valor.

Descreva um dia perfeito sem sair das fronteiras concelhias...

É difícil pela diversidade que compõe o território nas suas 18 freguesias, que dariam umas férias de 15 dias bem ocupadas. Temos serra, campo, floresta, mar. Temos oferta cultural, desportiva e associativa. Todo o território com as suas especificidades tem potencial para oferecer dias perfeitos. Falta olhar também para o município como um todo, valorizando os munícipes de todas as freguesias e não apenas a cidade.

Conte-nos algo sobre si que poucas pessoas saibam...

No passado atuei como DJ em Leiria e a partir de Leiria para alguns pontos do país. De alguma forma as pessoas estavam habituadas a ouvir e a dançar com a música que eu tocava. Acredito que agora queiram também ouvir e “dançar” com as nossas propostas, até porque muitos leirienses são liberais e não sabem!