PS
Terra e mar inesquecíveis, empolgante, desafiante, memorável, apaixonante e até viciante
São três as nossas prioridades: A primeira é a criação de mais emprego, com a criação de condições para a fixação de mais empresas na ALE de Valado dos Frades (vai ser expandida) e de Famalicão (a ser criada), para além da captação de empresas inovadoras na área inovação na agricultura (start-up de Valado) e das Pescas (Centro de Inovação do Mar). A segunda é a fixação de jovens, com uma aposta clara na Habitação de qualidade a custos controlados, aproveitando para isso a estratégia local de habitação. Já estamos no terreno, em Fanhais, onde os nossos jovens irão encontrar lotes para construção a custos controlados, mas queremos chegar a todo o concelho com várias soluções de habitação. A terceira prioridade é a aposta num desenvolvimento mais sustentável, com forte preocupação ambiental. Assim, vamos apostar na reestruturação do sistema de recolha de resíduos domésticos com forte enfoque para a reciclagem. Iremos também reforçar o investimento na nossa rede de águas e saneamento. Mas como para um desenvolvimento sustentável, a aposta na cultura e no desporto são fundamentais, vamos apostar numa agenda cultural mensal. Queremos também assumir a gestão do Museu Dr. Joaquim Manso e criar um Festival de Cinema focado no surf de ondas grandes, ao qual estará ligado o Prémio Praia do Norte. Ainda no desporto, e a pensar nos mais jovens, vamos criar uma arena de desportos de praia. Será um equipamento único e que nos tornará ainda mais atrativos para aqueles que procuram locais para treinar desportos de areia no inverno, mas que também nos permita levar mais longe a formação de atletas locais nos desportos de areia.
Para o regresso ao passado, do marasmo, da divida maior que a nossa onda... Mas sei que os nossos habitantes são ambiciosos. Querem mais e que sabem que ambição é o que corre nas nossas veias.
Já estamos a trabalhar nisso. Se as ondas e a religião já nos levam aos 4 quantos do mundo, chegou a vez de lá fazer chegar os frutos da nossa agricultura e do nosso mar. É por isso que queremos apostar na diferenciação dos nossos produtos endógenos. A marca Nazaré é hoje uma marca global e é por isso que a queremos usar para levar os nossos produtos mais longe.
Estar longe dele. Por muito que viaje e conheça, sinto sempre falta dos nossos aromas, dos nossos sabores, da nossa cultura, das nossas gentes. É por isso que no início afirmei que o concelho da Nazaré pode ser viciante, porque são muitos os que por cá passam e sentem a necessidade de voltar e a ambição de cá se fixarem.
Acordar bem cedo, subir ao São Brás e apreciar o nascer do sol. De ai, seguir até Valado dos Frades para tomar um pequeno almoço memorável e seguir para a Praia do Salgado para uma caminhada junto ao mar. Terminado o exercício matinal, seguir até São Gião para apreciar um monumento único – que já está restaurado e que pretendemos abrir ao público muito em breve – e posteriormente para Lagoa de Valado dos Frades – onde pretendemos instalar uma praia neste mandato – aproveitando para disfrutar de uma natureza impar. Chegada a hora de almoço, a indecisão será muita. Felizmente o concelho conta com dezenas de boas alternativas. Terminado o repasto, recomendo uma deslocação até à praia da Nazaré para um banho refrescante seguido de uma subida de ascensor até ao Sítio da Nazaré. Deixe-se perder pelas ruas pitorescas e vá até ao farol, para uma visita ao símbolo mais icónico das nossas terras. Regresse ao Sítio, disfrute de tudo o que a Nossa Senhora da Nazaré nos tem para oferecer e meditar, conviva com as nossas gentes e culturas e regresse ao ascensor. Siga depois para a Pederneira, tenha contacto com a primeira sede de Concelho do que é hoje a Nazaré, delicie-se com um das mais belas vistas sobre a Nazaré e siga para a Serra da Pescaria. Escolha um dos miradouros, assista a um dos por do sol mais secretos da região e siga para o jantar. Quando chegar ao momento de descansar, não se preocupe. O Concelho tem ofertas para todas as bolsas e gostos.
Sou obstinado com o desenvolvimento do nosso concelho e isso leva a que nos gabinetes governamentais seja frequentemente apelidado de “chato”… Mas creio que isso é sinónimo de ambição e de querer fazer mais e melhor pelas nossas gentes…