Candidato João Paulo Cardoso

BE

João Paulo Cardoso

Apresente o concelho em 10 palavras.

Muralhada e romântica; praias, agricultura e aldeias, onde história e as gentes encantam.

Se for eleito(a) quais as principais prioridades?

Contribuir para a educação cívica. Consagrar o direito de Oposição. Óbidos e suas EM precisam de se refundar, em nome da transparência e participação, em aproximação da política ao cidadão, vamos aproveitar o capital intelectual/artístico, na forma de eventos e de Orçamento Participativo. Restituir IRS e isentar IMI se 1ª habitação. Articulação do OBI e do TOMA. Tornar o nosso território exemplo de sustentabilidade na gestão agrícola e florestal e apoiar práticas ecológicas e apoiar o seu escoamento produtivo.. Criar gabinetes de análise das denuncias dos munícipes, mesmo as anónimas, e, de arqueologia e restauro; centro de interpretação histórico de Óbidos e concelho; Recuperar as ruinas romanas, património e centros das aldeias, algumas centenárias e visitáveis; Roteiro Turístico e descentralizar eventos culturais;

Para quem é que não quer mesmo perder?

Entendo a democracia como uma constante procura de consensos. O que não podemos perder, é mais qualidade de vida.

Que medidas propõe para a resolução dos problemas na Lagoa de Óbidos?

A má gestão do Bom Sucesso e o egoísmo, durante décadas foram obstáculo à união dos concelhos de Óbidos e Caldas, onde os políticos parece que se esqueceram do interesse comum e que os destinatários da política são os cidadãos. Os problemas avolumaram-se de uma forma inconcebível. A solução? Cada vez mais difícil, terá de ser, tal como Óbidos, refundada. Se não houver uma intervenção estrutural, a qual defenderei, a inevitável dragagem de agora, passará a ser o “negócio de século” com uma presença permanente. Os mesmos que contribuíram para este acumular de dificuldades são os mesmos que pensam comprar uma Draga a tempo inteiro. Será notícia “ Zona Oeste com 2 canhões, na Nazaré e da Lagoa de Óbidos”.

O que não suporta no seu município?

O Nepotismo, carreirismo político e Partidocracia. Com um tipo de gestão, onde os interesses particulares se sobrepõem ao interesse comum, não é política democrática, são exatamente os interesses que em última análise definem a diferença entre direita e esquerda, respetivamente. Também entendo que a imagem cresce na mesma proporção da dívida, coisa que em Óbidos é recorrente.

Descreva um dia perfeito sem sair das fronteiras concelhias...

O Centro de interpretação histórico de Óbidos e seu concelho, aliado à exibição do vasto espólio que somos detentores; à recuperação de ruínas, manutenção do património e centros históricos das localidades centenárias. Sublinho que Óbidos pode tornar visitáveis, vestígios visíveis, desde o jurássico; com tanta oferta um Roteiro Turístico fará do Concelho um local Mágico a visitar.

Conte-nos algo sobre si que poucas pessoas saibam...

Viajei por toda a Europa, de comboio e em países evoluídos nunca estive em hotéis. Senti e vivi as gentes.