Candidato Luís Albuquerque

PSD/CDS/PP

Luís Albuquerque

Apresente o concelho em 10 palavras.

Gentes privilegiadas. História secular, Terra de Fé e Natureza ímpar.

Se for eleito(a) quais as principais prioridades?

As pessoas, a economia e a sustentabilidade ambiental. Pessoas As pessoas, porque são o maior ativo de um território. Teremos em forte consideração, as dificuldades de toda a ordem que a pandemia nos veio trazer, e será necessário continuar a desenvolver políticas educacionais, sociais e de lazer, vocacionadas para as pessoas e para a mobilização da energia que pode ajudar a encontrar soluções locais para as dificuldades que enfrentamos.  A Natalidade irá continuar a ser uma prioridade, pelo que iremos continuar com o programa de apoio à Natalidade, bem como iremos lançar um novo programa de apoio à construção de novas Creches, bem como uma comparticipação às IPSS, no apoio ao pagamento das mensalidades das crianças que não tenham comparticipação da segurança social. Temos igualmente medidas específicas de apoio aos mais idosos e dependentes de terceiros.  Assim como não esquecemos os imigrantes e refugiados. Continuaremos a desenvolver políticas sociais inclusivas. Economia Empreendedorismo - Não podemos falar em Pessoas como prioridade se não falarmos em Economia, porque as pessoas precisam de ter uma vida ativa, que produza rendimento, financie o bem-estar e os projetos das famílias. Por isso, vamos continuar a captar investimento, procurando dar condições para que as empresas se fixem no nosso concelho, pois com as empresas vem o emprego e, se houver empregos, virão mais pessoas. Iremos apresentar um regulamento com alguns benefícios fiscais e urbanísticos, para poder aumentar a atratividade do concelho de Ourém, face a outras zonas do País e do Mundo. Sei bem da importância de termos um bom ambiente para os negócios e as empresas, e o que este ambiente representa para o dinamismo económico, a criação de riqueza, a fixação de pessoas e a consequente melhoria da qualidade de vida.
A competitividade territorial passa muito por este Eixo. Sustentabilidade Ambiental A Sustentabilidade Ambiental do concelho de Ourém será, nos próximos quatro anos, um quadro de referência constante para todas as decisões da Câmara Municipal, porque temos uma consciência muito clara de que há um desafio de sobrevivência em matéria de ecologia.   Vamos avançar com a construção de mais ecovias, mais trilhos da natureza, de um novo ecocentro na zona norte do concelho e com colocação de mais ecopontos, oleões e vidrões, e temos o processo de substituição de cerca de 18 mil luminárias de iluminação pública, por lâmpada LED, concluído, e em condições de poder avançar. Os desafios dos próximos anos nos mais variados temas deste eixo irão estar na agenda das Decisões Políticas. Digitalização, Descarbonização ou Aquecimento Global, queremos estar na linha da frente no contributo do Município e na tomada de decisões que contribuam para melhorar o ambiente.

Para quem é que não quer mesmo perder?

Pelo bem dos Oureenses, não podemos voltar aos 8 anos "zero" de governação do Partido Socialista. Entre 2009 e 2017 Ourém parou em todas as vertentes. Notamos um renascer quase das cinzas passada a travessia do deserto de investimento que foi a governação do Partido Socialista. A dinâmica que implantamos nos últimos 4 anos tem de continuar. 

A aplicação de uma taxa turística no concelho é para manter?

A aplicação de Taxa Turística no Concelho de Ourém nunca foi implementada.

O que não suporta no seu município?

O que mais me desagrada é não termos no Concelho de Ourém médicos de família para todos os Oureenses e não existir um verdadeiro serviço de urgência médica. Nos últimos 4 anos requalificamos várias extensões de saúde, melhorando as condições físicas dos espaços de saúde, dotando-os de mais conforto para os profissionais de saúde e utentes. Falta agora que a colocação de médicos se efetive para os Oureenses terem o acesso aos serviços de saúde que merecem.

Descreva um dia perfeito sem sair das fronteiras concelhias...

Poderia passar vários dias perfeitos sem sair do meu Concelho, mas como me pede um só dia, deixo o roteiro para um dia: iniciar a manhã com uma caminhada no Agroal, e se houver condições um mergulho na piscina natural. Depois seguir até à zona histórica, almoçar e visitar o Castelo. No fim da tarde uma visita a Fátima.

Conte-nos algo sobre si que poucas pessoas saibam...

Não há nada sobre mim que as pessoas não saibam. Desde sempre estive exposto publicamente, pelo que não há nada que não se saiba sobre mim.